Se você ainda não usa o Pinterest para negócios, é hora de reconsiderar.

Enquanto muitas marcas estavam ocupadas concentrando seus esforços de marketing no Instagram e no Facebook, o Pinterest cresceu e se tornou uma plataforma poderosa que você pode aproveitar para se destacar da concorrência.

Essas estatísticas sugerem que você pode explorar a enorme base de usuários engajados da plataforma e influenciar suas decisões de compra.

Mas a questão é – como exatamente você faz isso?

Aqui está um guia rápido para ajudá-lo a entender as práticas recomendadas do Pinterest que você deve seguir para aproveitar a plataforma de maneira eficaz:

1.Pinterest para Negócios: Otimizando seu perfil no Pinterest

Embora demore apenas alguns segundos para configurar o perfil de sua empresa no Pinterest, isso não significa que você deve parar por aí. Quando as pessoas olham para seu perfil, elas devem ser capazes de ter uma ideia clara do que é sua marca e que tipo de conteúdo podem esperar de você.

Portanto, se você pretende aproveitar o Pinterest para os negócios, comece otimizando seu perfil para refletir com precisão a imagem de sua marca. Isso inclui:

  • Ter um logotipo de empresa distinto em sua foto de perfil e otimizá-lo de acordo com as diretrizes de tamanho do Pinterest
  • Criar uma foto de capa atraente que reflita o estilo da sua marca
  • Escrever uma descrição que defina com precisão sua marca e o que seus seguidores devem esperar
  • Incluir o URL da sua marca
  • Destacar alguns de seus melhores painéis como “Painéis em destaque” para dar às pessoas uma ideia do que você tem a oferecer.

No Pinterest, as marcas não precisam se esquivar do fato de serem marcas na plataforma – os usuários frequentemente compram, pesquisam e se envolvem com conteúdo de marca que agrega valor.

Para quem ainda não leu a minha página Sobre e não sabe, eu tenho um outro blog que mantenho há mais de 10 anos, e o Pinterest é o que mais me gera tráfego orgânico.

Vou deixar o print aqui embaixo:

Como Ganhar Dinheiro com o Pinterest

São cerca de 1 milhão e seiscentos mil visualizadores mensais (e já chegou há mais de dois milhões), e cerca de 6 mil seguidores.

O desse Blog que eu estou escrevendo ainda é bebê e ainda está engatinhando. Mas já me gera bons resultados.

Me siga nos meus perfis😁 : https://br.pinterest.com/blogalinestar/ , https://br.pinterest.com/eualinesalas/ 💕

2. Definir metas claras e realistas para uma abordagem organizada

O que você espera ganhar com seus esforços de marketing no Pinterest? Você deseja obter melhor visibilidade e aumentar o conhecimento da marca? Talvez você queira direcionar mais tráfego para o site da sua marca. Ou talvez você queira maximizar as vendas de seus produtos.

É uma boa ideia definir exatamente quais são seus objetivos para que você possa ter uma abordagem mais intencional e saber o que significa sucesso para você. Seus objetivos serão capazes de orientar seu conteúdo e estratégias de marketing em qualquer novo canal social que você deseja expandir, bem como seu orçamento e compromisso de tempo com o Pinterest para negócios.

Como qualquer rede social, o Pinterest tem propostas de valor exclusivas e pode desempenhar um papel específico no cumprimento dos principais objetivos de toda a sua estratégia de marketing social. Como o Pinterest tem uma grande presença como mecanismo de pesquisa visual com amplo alcance orgânico, sua contagem de seguidores no Pinterest é apenas a base do alcance potencial que você poderia atingir com conteúdo altamente relevante e envolvente. Além disso, a importância da pesquisa no Pinterest significa que há um efeito de cauda mais longa para conteúdo pago e orgânico.

3.Desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo poderosa

Se você estiver usando o Pinterest para negócios, não pode simplesmente deixar links e postar imagens, esperando o melhor. É crucial ter uma ideia específica de quais tipos de conteúdo e imagens você deve criar para conquistar seu público e desenvolver uma estratégia de conteúdo adequada.

Depois de definir suas metas, você poderá começar a desenvolver uma estratégia de conteúdo voltada para essas metas. Que tipo de conteúdo o ajudará a cumprir seu propósito? E que tipo de conteúdo seu público espera de você?

Embora haja uma tonelada de opções, os seguintes tipos de imagens devem constituir os pilares da estratégia de conteúdo do Pinterest para o seu negócio :

  • Imagens atraentes – Assim como o Instagram, o Pinterest também é uma plataforma visual. Portanto, imagens que se destacam e instantaneamente chamam a atenção devem ser a essência da sua estratégia. Imagens com cores coordenadas, fotos em alta definição, etc. são alguns exemplos
  • Conteúdo instrucional – o conteúdo educacional é a força vital do Pinterest. Na verdade, 84% dos Pinners dizem que o Pinterest os ajuda a aprender coisas novas. Portanto, certifique-se de que sua estratégia de conteúdo inclua conteúdo visual instrucional que ajude as pessoas a aprender como fazer algo, como instruções, dicas e bricolagem.
  • Conteúdo que inspira – as pessoas também recorrem ao Pinterest para se inspirar, onde descobrem conteúdo que lhes dá uma ideia do que fazer antes de aprenderem como fazê-lo. Dê a seus seguidores uma dose regular de inspiração visual que seja relevante para o seu setor – sejam citações motivacionais ou ideias de decoração de casamento.
  • Conteúdo informativo – o conteúdo informativo é outro tipo de conteúdo educacional que pode ajudá-lo a engajar seu público no Pinterest. Crie infográficos e factóides que ajudarão as pessoas a aprender novos fatos e números relevantes para sua indústria, produtos, etc.

4.Seguindo as melhores práticas criativas para criar Pins que se destaquem

Embora imagens atraentes devam ser um elemento vital em sua estratégia de conteúdo de negócios no Pinterest, é um pouco desafiador criá-las.

Se você deseja criar pins visualmente mais atraentes, certifique-se de seguir as práticas recomendadas de criação do Pinterest. Essas práticas recomendadas do Pinterest incluem:

  • Manter uma proporção de 2: 3
  • Incluir o logotipo de sua marca
  • Adicionar sobreposição de texto com uma cópia concisa e direcionada para contar histórias melhores
  • Escolha de imagens que mostrem contexto – isso inclui mostrar um produto ou serviço em um ambiente de estilo de vida ou mostrar um caso de uso em ação que o traz à vida.

5.Publicar no momento certo para aumentar o engajamento

Como qualquer outra plataforma de mídia social, a cronometragem é tudo no Pinterest. No entanto, ao contrário de algumas plataformas de movimento super rápido como o Instagram, o conteúdo visual em que você se esforçou pode ter uma vida útil muito mais longa no Pinterest.

O conteúdo sazonal e relacionado à ocasião é enorme no Pinterest, com muitas maneiras de obter ideias para tudo, desde receitas até decoração. A própria pesquisa sazonal do Pinterest mostra que muitos Pinadores começam a se envolver com ocasiões com meses de antecedência – como os Pins com tema de verão ganhando força no início da primavera e os Pins de férias de inverno a partir de junho.

Como acontece com quase qualquer forma de conteúdo, no entanto, postar no momento ideal para chegar a um público ativo pode ajudar seu conteúdo do Pinterest a começar a correr.

Depois de começar a publicar no Pinterest, você pode começar a analisar o desempenho da sua postagem em diferentes horários e em diferentes dias da semana. Use o Analytics do Pinterest para ver o desempenho do seu conteúdo e continue a refinar uma estratégia de postagem que funcione especificamente para sua marca.

6.Planejar com antecedência para aumentar a produtividade

Depois de definir sua estratégia de conteúdo e a programação de postagem desejada, você poderá planejar seu conteúdo com antecedência. Isso não apenas ajuda você a gerenciar suas redes sociais com mais eficácia, mas também libera tempo para outras tarefas importantes.

Você pode dedicar um dia da semana para planejar e criar conteúdo para o resto da semana. Ou você pode até mesmo passar vários dias planejando seu conteúdo para o mês inteiro.

7.Adicione botões de salvamento do Pinterest ao seu site

Independentemente das metas do Pinterest para o seu negócio, você precisa encorajar mais pessoas a colocar seu conteúdo em seus painéis. Isso não apenas ajuda mais Pinadores a aprender sobre sua marca, mas também obriga mais pessoas a visitar seu site e comprar seus produtos.

É por isso que você deve tornar mais fácil para as pessoas realizarem a ação desejada, por exemplo, fixar seu conteúdo. Uma das melhores práticas do Pinterest para fazer isso é adicionar botões para salvar ao seu site para que eles possam concluir a etapa com apenas um clique.

8.Acompanhar seu desempenho para ver o que funciona

O Pinterest para marcas não pode realmente agregar valor se sua estratégia for baseada em suposições. Em vez disso, adote uma abordagem baseada em dados para otimizar seus esforços. Use a análise de desempenho para identificar o que está funcionando e o que não está, para que você não perca seu tempo com conteúdo e táticas que não têm impacto.

Aproveite ao máximo as análises nativas do Pinterest, para obter uma visão de 360 graus de seu desempenho. Descubra quais pins estão obtendo mais cliques e impressões e quais estão gerando mais tráfego e vendas. Isso lhe dará uma ideia de quais tipos de conteúdo estão repercutindo em seu público e como você pode aprimorar seus esforços.

9.Pinterest para Negócios: Comece a “Pinar” como um chefe

Estabelecer uma presença no Pinterest para sua marca não precisa ser intimidante. Siga as práticas recomendadas da plataforma e tenha em mente seus benefícios exclusivos para que as marcas tirem o máximo proveito de seu conteúdo.

Este guia rápido deve ajudá-lo a se situar, se você está apenas começando. E com alguma prática associada a insights baseados em dados, você pode encontrar novas maneiras de otimizar seus esforços e aproveitar todos os benefícios do Pinterest para as marcas.

Qual é a sua experiência com o Pinterest para negócios? Algum desafio específico ou história de sucesso? Compartilhe-os conosco nos comentários.😉

Você deseja criar um Negócio Online de Sucesso?

Acesse o E-book gratuito agora e saiba como.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!